“Fatalidade”, de Newton Cannito, é o projeto de documentário vencedor do Concurso Brasileiro do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Ibero-americano – DOCTV IB, que alcançou a marca de 201 projetos de documentários inscritos.
“Fatalidade” é um projeto de documentário sobre a história de um jovem policial militar que, exposto a uma situação de risco na periferia de São Paulo, assassinou um inocente que tentava impedir um assalto, confundindo-o com o assaltante. A partir desse crime, o documentário revelará complexas questões sociais que envolvem cotidiano popular, racismo, cultura da corporação policial e apoio popular a ações repressivas.
O projeto foi o melhor avaliado no “Pitching de Seleção” realizado ontem, quando os 05 autores de projetos pré-selecionados defenderam seus projetos diante da Comissão de Seleção formada por Leandro Saraiva, representando a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Kiko Goifman, representando a TV Cultura, Hermano Figueiredo, representando a Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, e Cláudia Mesquita, representando a Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano.
“Fatalidade” será premiado com um Contrato de Co-produção junto ao Fundo DOCTV IB no valor de 100 mil, que ainda garantirá a exibição em um circuito ibero-americano de teledifusão composto por TVs dos 15 países da Rede DOCTV IB.
Os signatários do Contrato de Co-produção serão Newton Cannito, autor do projeto de documentário, Educine Educação Cultural e Cinema Ltda, empresa produtora indicada pelo autor, TV Cultura, TV pública integrante da Rede DOCTV IB, e Secretaría Ejecutiva de la Cinematografia Iberoamericana – SECI.
O autor participará de uma Oficina para Desenvolvimento de Projetos a ser realizada na sede da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, Cuba, entre os dias 26 e 31 de agosto de 2006, reunindo os vencedores dos Concursos Nacionais do DOCTV IB com expoentes do documentário contemporâneo.
Comentários