top of page

Cristiane Dantas, associada da AR, é premiada em concurso do MEC


Cristiane Dantas é roteirista da Globo há dez anos. Entrou através dos concursos promovidos pela emissora, para descobrir novos talentos. Participou de grupos de criação, catálogo de histórias, controle de qualidade, monitoria da oficina de autores da Globo. Escreveu o especial “A Terra dos Meninos Pelados”.

Já trabalhou para o Globo Ciência e para o canal Futura. Canal, aliás com o qual a associada tem grande identificação: “Gosto da idéia deles de “televisão para usar”. Acho que esse meio de comunicação incrível. A televisão ainda é muito subutilizada no Brasil”.

Atualmente está no time de roteirista do “Sítio do Picapau Amarelo”. Mas foi com a história, inspirada na sua avó paterna, que Cristiane ganhou o prêmio de literatura do MEC.

O livro conta a vida de uma baiana do sertão, com cara de atriz de cinema norte-americano, cujo infortúnio foi nascer na época errada. Foi obrigada a casar com um primo vinte anos mais velho e alcoólatra, para o pai fazendeiro abocanhar umas terrinhas.

Essa história terminaria aí, como tantas outras exatamente iguais, se ela não tivesse arrumado um jeito de fugir para o Rio de Janeiro em plena Segunda Guerra Mundial, com um filho nos braços. Tentou refugiar-se na casa do único irmão de quem era amiga, mas não deu certo. E lá estava uma caipira na capital, linda e mãe praticamente solteira, nos anos 40.

O prêmio foi entregue no último dia 8, no Palácio do Planalto. A publicação do livro está planejada para o segundo semestre. Os livros não serão vendidos, mas distribuídos nas escolas. Apesar de não ter nenhuma obra publicada, Cristiane sempre participa de concursos e esse foi o seu primeiro prêmio. A AR espera que venham muitos outros. Parabéns.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mulheres e gênero no 8M

O COMITÊ DE MULHERES & GÊNERO da ABRA em parceria com a Colabcine promove durante três semanas debates sobre a questão de gênero, narrativas femininas e inteligência artificial na criação audiovisual.

Associadas têm desconto no Rio2C 2023

Pelo segundo ano consecutivo temos 20% de desconto nas entradas Industry ou Creator. Para ter acesso ao seu desconto basta enviar um e-mail para secretaria@abra.art.br e pedir o seu código promocional

bottom of page