top of page

AR acaba de assinar convênio com a ABRISAN

ISAN é a sigla de International Standard Audiovisual Number. ABRISAN é Associação Brasileira de Registro de Obras Audiovisuais. Ou seja, a ABRISAN é a agência que, no Brasil, faz o registro ISAN.

O custo do registro de cada obra é 25 dólares. Pelo convênio que assinamos, os associados da AR só pagarão 22 dólares. O mais importante é que começamos a cuidar profissionalmente do que produzimos. Leia mais sobre a ABRISAN.

Registro mundial de obras audiovisuais previne pirataria e auxilia no pagamento dos direitos autorais

Código ISAN, disponível agora no Brasil, é um registro internacional padrão para todas as obras; codificação é obrigatória para produtos em Blu-Ray

Produtoras, canais de televisão e distribuidoras brasileiras de conteúdo audiovisuais já têm disponível no país o ISAN (International Standard Audiovisual Number), uma codificação internacional para identificação de obras audiovisuais.

Desenvolvida há seis anos por um grupo de trabalho ISO (International Organization for Stardardization), a codificação para filmes, séries, games, softwares, e qualquer tipo de conteúdo de áudio e vídeo já é utilizada por corporações como Microsoft, Walt Disney, Discovery Channel, Warner, Fox, Sony Pictures e HBO.

Enquanto siglas mundiais como ISBN são utilizadas para obras literarias e ISRC para fonogramas, o código ISAN é a codificação denominada para as obras audiovisuais. Além do importante papel de documentação, o código ISAN tem duas funções fundamentais: coibir a pirataria e ampliar as possibilidades comerciais, visto que irá aumentar a arrecadação de direito autoral de obras brasileiras executadas no exterior, já que realiza o cadastro do audiovisual em um banco mundial.

“Diversas obras brasileiras, como novelas e minisséries, são amplamente exibidas no exterior. Sem falarmos no grande crescimento de exibições que os filmes brasileiros tiveram nos últimos em outros países. Com essa codificação universal, as nossas obras poderão receber seus direitos autorais de forma mais rápida” afirma Mônica Frese, gerente-geral da ABRISAN (Associação Brasileira de Registro de Obras Audiovisuais), agência ISAN no Brasil

O Mercado de Obras Audiovisuais, formado por filmes de longa e curta metragens, videoclipes, videogames, documentários, novelas etc., vem crescendo impulsionado pelas leis de incentivo, investimento privado no cinema brasileiro e exportação de novelas.

Algumas produtoras já foram contempladas com a cobrança de seus direitos; porém, por não existir a codificação das obras e uma associação nacional que as represente, esse pagamento não foi feito. “Foi por esse motivo que surgiu a codificação ISAN, e em março de 2007, criamos a ABRISAN” reitera Mônica Frese.

A ABRISAN fará a codificação das obras audiovisuais brasileiras e criará um banco de dados completo dos titulares dos audiovisuais, em paralelo ao banco de dados ISAN, fazendo com que essas obras sejam reconhecidas no Brasil e no exterior.

O código torna possível a identificação correta de um audiovisual e seus titulares, no Brasil e no exterior, por meio de informações como titulares, nome, versão, capítulos, entre outros aspectos.

Ao solicitar o ISAN junto a ABRISAN no Brasil, é gerado automaticamente um código de barras em tecnologia 2D (bidimensional), mais evoluído que o código de barras que estamos acostumados a usar – o código 2D possui uma capacidade imensamente maior de armazenamento de informações e interatividade.

Esta codificação deve ser colocada nas capas de CD ou DVD´s, por exemplo, ou até mesmo na mídia gravada, sendo um fator a mais de segurança e combate à pirataria das obras.

O código ISAN é obrigatório em Blu-Ray – Também conhecido como Blu-Ray Disc (BD), é o nome do formato de disco óptico da próxima geração.

Desenvolvido para possibilitar a gravação e reprodução de vídeos em alta definição, esse formato de mídia é o adotado em todo o mundo. No Brasil, ele substituirá os tradicionais DVD´s nos próximos anos. A codificação ISAN é necessária para reprodução, réplica e execução do Blu-Ray. Sem ele, a mídia não é lida pelo aparelho.

SOBRE A ABRISAN A Associação Brasileira de Registro de Obras Audiovisuais, coligada à ABRAMUS ( Associação Brasileira de Música e Artes) foi fundada com o objetivo de ser a Agência de Registro ISAN ( International Standard Audiovisual Number ) no Brasil.

A ABRISAN foi fundada em abril de 2006, justamente com essa responsabilidade: ser a agência ISAN no Brasil, gerando essa codificação para os produtos audiovisuais lançados no país.

A ABRISAN faz a codificação de obras audiovisuais com o código ISAN, enquanto a ABRAMUS é responsável pela filiação dos autores e produtores de obras audiovisuais e pela distribuição dos valores de execução pública a seus associados.

ABRISAN (Associação Brasileira de Registro de Obras Audiovisuais) www.abrisan.org.br / contato@abrisan.org.br

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mulheres e gênero no 8M

O COMITÊ DE MULHERES & GÊNERO da ABRA em parceria com a Colabcine promove durante três semanas debates sobre a questão de gênero, narrativas femininas e inteligência artificial na criação audiovisual.

Associadas têm desconto no Rio2C 2023

Pelo segundo ano consecutivo temos 20% de desconto nas entradas Industry ou Creator. Para ter acesso ao seu desconto basta enviar um e-mail para secretaria@abra.art.br e pedir o seu código promocional

留言


bottom of page