Roteiristas do Grupo de Trabalho de Não Ficção elaboraram guia durante um ano
Em setembro, no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) em parceria com a Associação Brasileira de Roteiristas (ABRA) aconteceu a mesa de debate Unscripted não é sem roteiro!, com as autoras roteiristas: Laura Artigas, Guilherme Aguilar – que fazem parte do Grupo de Trabalho de Não Ficção da associação – e a roteirista convidada pelo evento Jéssica Reis. Na mesa, foi discutido o crescimento das produções deste formato após a chegada dos serviços de streaming no Brasil, e destacaram a importância de valorizar o roteirista de não ficção que nem sempre é considerado.
No evento, mediado por Vinicius Augusto Bozzo – diretor de eventos e parcerias ABRA, foi lançado o Guia de Práticas para Roteiro de Não Ficção elaborado pelo GT como um guia aberto ao mercado audiovisual para compreender e encontrar referências da atuação da roteirista nesse grande gênero.
Veja fotos do evento:
Ficha Técnica:
GRUPO DE TRABALHO DE PRÁTICAS PARA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO: Coordenadores: Guilherme Aguilar e Laura Artigas. Integrantes do GT: Carla Gallo, Daniel Billio, Marcelo Negri, Patricia Oriolo (Tita), Vitor Drumond. Colaboração: Paola Prestes, Leandro Lima e Luiz Adriano Daminello.
GUIA DE PRÁTICAS PARA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO Redação: Carla Gallo, Daniel Billio, Guilherme Aguilar, Laura Artigas, Marcelo Negri, Patricia Oriolo (Tita), Vitor Drumond. Revisão: Marcelo Negri e Carla Gallo Redação Final: Guilherme Aguilar, Laura Artigas e Patricia Oriolo (Tita) Design Gráfico: Vitor Drumond Diretora de Comitês e GTs: Vinicius Augusto Bozzo (2021) e Mariana Paiva (2022) Revisão da Diretoria da Abra: Eli Ramos, Fabiane Leite e Otavio Chamorro Agradecimento: Hellen Farias
Consulte o guia aqui.
Comments