top of page

ABRA lança guia de Não Ficção

Atualizado: 14 de dez. de 2023

Roteiristas do Grupo de Trabalho de Não Ficção elaboraram guia durante um ano

Em setembro, no Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) em parceria com a Associação Brasileira de Roteiristas (ABRA) aconteceu a mesa de debate Unscripted não é sem roteiro!, com as autoras roteiristas: Laura Artigas, Guilherme Aguilar – que fazem parte do Grupo de Trabalho de Não Ficção da associação – e a roteirista convidada pelo evento Jéssica Reis. Na mesa, foi discutido o crescimento das produções deste formato após a chegada dos serviços de streaming no Brasil, e destacaram a importância de valorizar o roteirista de não ficção que nem sempre é considerado.

No evento, mediado por Vinicius Augusto Bozzo – diretor de eventos e parcerias ABRA, foi lançado o Guia de Práticas para Roteiro de Não Ficção elaborado pelo GT como um guia aberto ao mercado audiovisual para compreender e encontrar referências da atuação da roteirista nesse grande gênero.

Veja fotos do evento:

Ficha Técnica:

GRUPO DE TRABALHO DE PRÁTICAS PARA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO: Coordenadores: Guilherme Aguilar e Laura Artigas. Integrantes do GT: Carla Gallo, Daniel Billio, Marcelo Negri, Patricia Oriolo (Tita), Vitor Drumond. Colaboração: Paola Prestes, Leandro Lima e Luiz Adriano Daminello.

GUIA DE PRÁTICAS PARA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO Redação: Carla Gallo, Daniel Billio, Guilherme Aguilar, Laura Artigas, Marcelo Negri, Patricia Oriolo (Tita), Vitor Drumond. Revisão: Marcelo Negri e Carla Gallo Redação Final: Guilherme Aguilar, Laura Artigas e Patricia Oriolo (Tita) Design Gráfico: Vitor Drumond Diretora de Comitês e GTs: Vinicius Augusto Bozzo (2021) e Mariana Paiva (2022) Revisão da Diretoria da Abra: Eli Ramos, Fabiane Leite e Otavio Chamorro Agradecimento: Hellen Farias

Consulte o guia aqui.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mulheres e gênero no 8M

O COMITÊ DE MULHERES & GÊNERO da ABRA em parceria com a Colabcine promove durante três semanas debates sobre a questão de gênero, narrativas femininas e inteligência artificial na criação audiovisual.

Associadas têm desconto no Rio2C 2023

Pelo segundo ano consecutivo temos 20% de desconto nas entradas Industry ou Creator. Para ter acesso ao seu desconto basta enviar um e-mail para secretaria@abra.art.br e pedir o seu código promocional

bottom of page